PÁGINA DE CONTEÚDO

A história inicial da realidade

Tales e a Escola de Mileto

Sobre este Conteúdo...

O Círculo do Saber

A Escola de Mileto era um círculo de interessados no saber, sem se constituir em uma "escola" convencional. Era um grupo aberto - circular no sentido de ser acessível a quem tivesse liberdade e disponibilidade de acompanhar e horizontal por não ter um mestre que detinha toda a verdade. Era, antes de tudo, um círculo democrático de debates e discussões sobre temas centrais como cosmologia, astronomia e religião, e outros temas.

Tales é considerado o primeiro filósofo por transcender a mitologia (narrativa alegórica e fantasiosa que explica o mundo, mesmo que não haja correlação com a reladida factual ou possibilidades materiais sobre os acontecimentos) para o LOGOS (razão - a explicativa racional do mundo, mesmo que em muitos pontos exista alguma ingenuidade e mescla com a mitologia, fábulas e astrologia, por exemplo).

A grande questão é que buscaram pelo PRINCÍPIO PRIMEIRO (que depois será considerado como Deus para os teístas, ou mesmo o big bang para os adeptos desta teoria). Naquele ponto, Tales considerou que o princípio primeiro fosse um elemento mais facilmente observado - a água.

E assim surge o conceito de Arché (lê-se arquê), que é o princípio primeiro de todas as coisas, e também o fim de todas as coisas, além de ser aquilo que sustenta todas as coisas - uma alusão que eleva o elemento à divindade e que mais tarde dará vez à ideia inicial do monoteísmo, por exemplo.

Assim, emerge um panteísmo - em que a divindade está em tudo, e é tudo. A natureza assume o papel central nas observações do pensamento (physys) e dá origem a uma série de questões que não serão respondidas tão cedo... algumas outras questões até hoje sem uma respostas, ou outras que levaram a diversos conflitos ideológicos e que transformaram nossa história.

Tudo tem um início, talvez, e ao menos sabemos que o início do pensamento racional surge neste período da Escola de Mileto... mais ou menos...

Descubra um pouco mais a assistir à aula e a fazer suas perguntas.

Até breve!

Leandro Ortolan | MenteNova

Downloads

Tarefas, Ações...

Deixe aqui suas Avaliações, Sugestões, Elogios ou Críticas sobre este Conteúdo...